Estive em Portugal no início de 2015 e a fama do bacalhau e dos frutos do mar, despertou minha atenção e a curiosidade.
Enquanto estava no Porto, procurei me informar sobre um bom restaurante de frutos do mar, com um cardápio típico, regional e não apenas um restaurante para turistas. Me surpreendi ao descobrir que no Porto, grande parte dos estabelecimentos utilizam frutos do mar congelados para a preparação de seus pratos e que, apesar da fama, não se encontra pescado fresco e de qualidade na parte central da cidade.
Foi quando o seu Manoel (proprietário da tradicional confeitaria Mengos, que em breve também será tema um post nesse blog), me deu dica de ir até Matosinhos, uma cidade do distrito do Porto com tradição e grande atividade de pesca. Confiando em que mora e conhece a cidade, segui e dica.
Para chegar lá é bem fácil. Você pode pegar um táxi ou facilmente ir de metrô. Eu fui de metrô e levei cerca de 20 a 30 minutos para chegar. Matosinhos concentra uma grande variedade de restaurantes de frutos do mar de alta qualidade, todos com pescados muito frescos e para todos os bolsos.
Minha escolha foi a Marisqueira Marujo (que aliás, foi mais do acertada). É um dos restaurantes mais conhecidos e merece toda sua fama pois, foi onde encontrei a melhor mariscada de Portugal: "Mistos de Mariscos à Marujo".
O Mistos de Mariscos reúne uma grande variedade de frutos do mar como: camarões gigantes, sapateira (um espécie de caranguejo gigante), perceves, camarões da costa, ostras, lagostins, casquinha de siri, entre outros.
Um verdadeiro manjar dos deuses! Os mariscos estavam tão frescos que nem sequer apresentavam aquele forte cheio que normalmente são característicos dos pescados. As porções são muito generosas e preparadas de forma impecável. Como eu acredito que uma imagem vale mais que mil palavras, confira você mesmo esse banquete gastronômico (atente ao detalhe que este "pratinho" é apenas para uma pessoa:
Mistos de Mariscos à Marujo, sem photoshop! |
Para acompanhar a mariscada, degustei um delicioso vinho verde alvarinho, o Arca Nova. Alvarinho é uma casta branca da espécie da Vitis vinifera, originária da Galiza e norte de Portugal. É a mais nobre das castas brancas portuguesas e produz um vinho de elevadíssima qualidade.
Arca Nova - Vinho Verde Alvarinho |
Encerrando com chave de ouro, um dos melhores doces que provei em todo Portugal: Natas do Céu. O nome faz juz a sobremesa, que é de comer rezando: um delicioso creme de natas, com farelo de biscoitos e cobertura de doce de gemas. Inexplicavelmente delicioso e inesquecível. Só de lembrar e rever a foto, já me dá água na boca.
Natas do Céu |
O atendimento é também outro ponto alta da casa. Gentis, cordiais e sempre prontos a oferecer o melhor para seus clientes. Originalmente, o Mistos de Mariscos era para duas pessoas. No entanto, o restaurante prontamente se ofereceu a me preparar uma porção individual.
Agora vamos ao que interessa: Quanto eu paguei por tudo isso?
- A mariscada para 1 pessoa, custou 55 euros. É um valor relativamente alto, se comparado aos demais restaurantes do Portugal mas, comparado aos preços dos restaurantes brasileiros, foi uma pechincha. O valor para a mariscada que serve 2 pessoas era de 75 euros.
- Vinho Alvarinho: 11 euros.
- Sobremesa: 3 euros.
A conta total não chegou a 70 euros e valeu cada centavo! Se você é um apaixonado por frutos do mar, não deixe de conhecer a Marisqueira Marujo.
Europa para Brasileiros - O site para brasileiros na Europa
europaguias@gmail.com
Skype: europaparabrasileiro
Curta nossa Página no Face: www.facebook.com/europapbrasileiros
Por Raquel Carvalho