Hoje nosso post é sobre a cidade de Córdoba, que está localizada no sul de Espanha, podendo chegar-se até esta prazerosa cidade por trem rápido (RENFE) em pouco menos de 2hs de viagem. A passagem em classe econômica custa em média 110,00 Euros (ida e Volta)
Foto : Di Gutti
Córdoba é uma das cidades mais antigas de Espanha. Os primeiros dados históricos sobre a cidade são da época do bronze, passando pelo Império Romano até o domínio Árabe, ou seja, a história do mundo contemporâneo também passa por Cordoba.
Durante o mês de maio acontece em Córdoba o Concurso de Pátios, organizado pelo “Ayuntamiento” da cidade (a municipalidade, a prefeitura) que vem a ser a decoração dos pátios das casas com adornos de flores, tudo feito para uma espécie de comemoração da primavera, ou mesmo da chegada do calor na cidade. É com toda certeza a época ideal para visitar Córdoba.
Vale dizer que “os pátios de Córdoba” são patrimônio imaterial da humanidade, devidamente reconhecido e declarado pela Unesco. O passeio pelos pátios é agradabilíssimo, uma vez que poderá contemplar todo o paisagismo empregado pelos proprietários das casas, que por sua vez ficam abertas à visita. É de fato algo um pouco distante da realidade brasileira, um proprietário decorar seu jardim/pátio e abrir a visitação. Mas como estamos na Europa, o concurso atrai os locais e uma quantidade enorme de viajantes dispostos a contemplação visual e olfativa das flores. É uma experiência que recomendamos sem medo de errar.
O concurso de Pátios remonta ao ano de 1921, e neste ano dar-se-á entre os dias 04 a 17 de maio. Para o viajante que deseja conhecer Córdoba é com toda certeza oportunidade única de deliciar-se com a cidade, apreciar a arquitetura desenvolvida no decorrer dos séculos por todos os povos que dominaram a cidade, e ainda “participar” do concurso de pátios.
Gostou da sugestão, então : Vamos viajar?
Por Andrea, nossa guia em Madri.
Por Andrea, nossa guia em Madri.
Europa para Brasileiros - O site para brasileiros na Europa
europaguias@gmail.com
Skype: europaparabrasileiro